segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Lider de Mercado

Não sei se todos os meios de informação serão assim, mas nos jornais desportivos é ridículo. Refiro-me às "sondagens" e "estudos de Mercado" para se saber qual o jornal desportivo mais lido em Portugal. Vem o jornal "A Bola" , e em grande destaque, demonstra que é o Jornal desportivo mais vendido e que mais cresceu em Portugal; vem o jornal "O Record" e diz que é o jornal mais lido (o mesmo jornal é lido por mais que uma pessoa) , e mais vendido na faixa etária entre os 17 e os 24 anos.
Enfim, faz-me lembrar o Álvaro Cunhal que transformava qualquer derrota em vitória.
No inicio da minha vida profissional fui Gestor de Produto numa multinacional, e quando nos chegavam os estudos de mercado para analizarmos as "quotas de mercado", e víamos que o "nosso" produto não era líder... dizíamos que o estudo estava mal feito, porque tinha comparado "alhos" com "bogalhos", ou seja, o nosso produto tinha sido comparado com outro que não era bem bem igual ao nosso.... O nosso tinha 275 cc cúbicos (o da concorrência tinha 280 cc)...o nosso era rosado (o da concorrência era lilás)... o nosso tinha fragrância de rosa ( o da concorrência era Lavanda)...etc., etc.. Concluindo: O meu produto era lider de mercado destacadíssimo nos Ambientadores com 275cc; com embalagem rosada e fragrância de rosa... o que não tinha nada a ver com essas porcarias que fazia a concorrência, com 280 cc, lilás e cheirando a lavanda que até pareciam Ambientadores.
Estou à espera que venha o jornal "O Jogo" dizer que é lider dos jornais desportivos com 29 cms x 40 cms, com 40 páginas e na faixa etária entre os 53 anos dez meses e 4 dias e os 53 anos dez meses e 5 dias. Depois queixam-se quando lhes chamam "Markatangas" em vez de "Marketeers"...

Sem comentários: